Minas Gerais celebra o Dia do Queijo Artesanal com qualidade assegurada

Data destaca a tradição, patrimônio e o papel fundamental dos fiscais do IMA na garantia da excelência da iguaria
O dia 16 de maio se firma no calendário mineiro como um marco para celebrar e reconhecer a excelência dos queijos artesanais do estado. Instituída por lei estadual, a data ressalta a profunda tradição cultural, a relevância econômica e a busca incessante pela qualidade, fortemente amparada pelo trabalho da fiscalização agropecuária.
Minas Gerais é historicamente reconhecida como berço dos queijos artesanais de sabor e identidade únicos. ado de geração para geração, o modo de fazer dessa iguaria, influenciado pelo terroir (conjunto de fatores naturais), leite e o saber fazer local, representa um valioso patrimônio cultural imaterial da humanidade, declarado pela Unesco em dezembro de 2024.
Em termos de volume de produção, reconhecimento gastronômico e notoriedade no mercado, as regiões produtoras oficiais de queijos artesanais em Minas, principalmente a Canastra, Serro, Araxá, Campo das Vertentes e o Triângulo Mineiro, movimentam a economia dos municípios, contribuindo significativamente para a geração de emprego e renda.
Instituição da data
A instituição do Dia dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, pela Lei Estadual n.º 22.506/2017, foi um o importante para fortalecer o setor. Somadas a essa iniciativa, a criação da marca Queijo Minas Artesanal (QMA), um selo de qualidade que atesta a origem e a forma de produção, agregou valor e conferiu maior proteção aos consumidores.
Segurança no consumo do queijo artesanal
Um elo fundamental na cadeia produtiva do queijo artesanal, que se destaca por ser elaborado com leite cru e conservado com menos maturação, é o trabalho realizado pelos fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
A atuação desses profissionais contribui para assegurar a sanidade dos rebanhos, a implementação de boas práticas de fabricação e higienização dos queijos, e a estrita conformidade com as normas sanitárias do setor.
Esse acompanhamento rigoroso desempenhado pelos fiscais garante a qualidade e a segurança alimentar dos queijos artesanais que chegam à mesa dos consumidores. Assim, é possível preservar a autenticidade da iguaria, com responsabilidade e confiança.
O 16 de maio é, portanto, um dia para celebrar o sabor autêntico dos queijos artesanais de Minas Gerais, homenagear os produtores que preservam essa arte e reconhecer o relevante papel de todos os envolvidos. Em especial, os fiscais do IMA, os quais garantem um produto de excelência e um patrimônio cultural inestimável para os mineiros.
Representatividade do Sindafa-MG
O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG) desempenha um papel significativo na valorização e no fortalecimento da fiscalização agropecuária no estado.
A entidade atua na defesa dos direitos e interesses dos representados, buscando melhores condições de trabalho e reconhecimento da essencialidade da função dos fiscais para a garantia da qualidade e da segurança dos produtos agropecuários, incluindo o queijo artesanal.
Saiba mais em sindafamg-br.diariomineiro.net e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.